quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eduarda mais uma vez em pauta

  É comum a Eduarda ser pauta de reunião... eu não sei dizer quantas vezes ao ano isso acontece na escola e eis que hoje teve mais uma dita.
  Eu estava ansiosa por esta reunião e muito mais do que isso, eu estava armada e também estava com a defesa mais do que prepara. Estava pronta para atirar e receber tiros, quanta maluquice... Teresa isto é uma reunião e não uma guerra... hellow Planeta Terra chamando, né? rsrsrs
  Pois é, era só uma reunião, era só mais uma reunião. Acontece que TUDO que envolve a Eduarda não dá pra encarar como "só mais uma reunião", tudo que envolve a Eduarda é muito mais complexo, é muito mais decisivo, é muito mais doloroso e qualquer decisão tomada é um risco. Um risco que devemos tentar não correr, porque pode ser fatal. Pode colocar por água abaixo TUDO o que fizemos até agora. Então eu acho que dá pra entender o porque de SEMPRE andar armada, não?
  A reunião teria a participação da Gestora(escola), da Professora(escola), da Professora Manu(particular) e da Mamãe Lunática, Maluca, Doida que pensou que isso seria uma guerra. 
  Quando fui buscar a Tia Manu percebi que a mesma estava ofegante, ansiosa e PREPARADA. Ela estava com uma folha cheia de informações sobre a minha filha e eu pensei "Eba, acertei em cheio... arrumei mais uma guerrilheira para ir comigo pra guerra". É, agora que eu me garanto nessa! De quebra também levei meu primo bombadinho para qualquer eventualidade... rsrsrs
  Chegamos na escola e entramos na sala de reunião nós cinco. Todos se sentam e eis que professoras e gestora abrem seus papéis recheados de informações... ahhh mais eu não iria deixar por menos, tirei da minha bolsa um papel escrito Backyardigans, Galinha Pintadinha, Os Três Porquinhos...kkkkkk Aff pior é que é verdade, antes fosse uma piada...kkkkkkk (rolando de rir...sozinha)
  Não gentemmmm, o papel era o Roteiro Mensal da Eduarda e tinham outras anotações para a reunião além dos desenhos animados... rsrsrs Isso é verdade também, viu?!! E eis que começa a reunião com uma pergunta básica da professora. 

"Mãe, eu gostaria de saber quais são as suas expectativas este ano em relação a Eduarda?"

  E eis que a mãe destemida e desprovida de sanidade mental responde...

Espectativas? Nenhuma! 

  Logo todos se olham e eu continuo...

"Veja bem professora, o que a Eduarda ganhar é lucro. Eu sou uma pessoa MUITO realista, vivo de realidade da Eduarda e valorizo a dia a dia e não o futuro. E foi exatamente por isso que eu fiz questão que a Eduarda fosse para o ano seguinte junto com os demais, para que ela pudesse perceber que a vida segue, que o mundo gira e que nada nunca vai parar pra ela acompanhar. A Eduarda precisa aprender que o crescimento é inevitável, que o mundo infantil acabou e que ela precisa aprender a viver.
Agora se a Eduarda vai ou não conseguir escrever o nome dela sozinha, se ela vai ou não para o ano seguinte... isso não tem lá tanta importância pra mim. Eu só quero que ela saiba viver, eu só quero deixar ela crescer e pra isso eu só preciso viver e deixar viver o hoje."

  Todos se olham novamente e sabe lá Deus o que se passa na cabeça de cada um que escutou o que eu disse. 
  
  Preciso que as pessoas entendam que a qualidade de vida é MUITO melhor do que qualquer outra coisa e que eu não posso e não vou criar expectativas em relação a Eduarda. Porque pode ser que ela supere todas as minhas expectativa, mas também pode ser que ela fracasse em todas elas. E aí eu pergunto "Como fica a minha cabeça depois disso?", "Como eu posso ajudar ela a superar a frustração de não conseguir, se eu também vou estar frustrada?".
  Ta vendo como não sou tão insana? 

  Não é fácil ser fria e calculista, mas é preciso para poder segurar a barra. 

  E por fim, todos puderam expor a sua opinião e dar a sua sugestão para que a Eduarda evolua. Eu posso afirmar que foi uma conversa muito amigável, muito produtiva e eu estou MUITO satisfeita com a dedicação de todos.
  Hoje vou dormir melhor e mais tranquila em saber que estamos lutando por uma inclusão justa.

  Obrigada escola, gestora e professoras.






 

 

 

 



























 
 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Minha filha na escola e eu chorando em casa... " Por que ela precisa crescer?"

  Como eu estive ausente do blog não consegui contar pra vocês que eu e meu marido fomos contra a Eduarda reprovar o 1º Ano e após uma longa conversa com a direção da escola e motivos bastante óbvios eles aceitaram que ela fosse para o ano seguinte. Em uma outra postagem eu conto direitinho como foi essa nossa conversa.


  Hoje eu preciso somente desabafar, preciso chorar as minhas mágoas e eis-me aqui chorando enquanto a minha filha esta triste em sua sala de aula.
  Eu agora pela tarde fui deixar meus filhos na escola e aproveitei para tirar umas dúvidas com a professora da minha filha. Ao passar depressa pela porta da sala dela eu a vi de relance deitada na mesinha, acabei não dando muita importância para o que vi e depois de conversar com sua professora eu fui até a sala da minha filha e lá estava ela deitadinha em sua mesinha. 
  Fiquei na janelinha da porta observando a minha filha enquanto a professora falava algo que sinceramente eu não escutei, porque meu coração estava doendo e meus ouvidos só podiam escutar os gritos da minha alma e choro do meu coração, enquanto meus olhos mais uma vez me traiam derramando suas lágrimas que eu não pude conter. 
  E neste momento a única coisa que eu escuto são os "por quês"...  os por quês da minha alma, os por quês do meu coração, os por quês do meu consciente e mais ainda os por quês do meu inconsciente.
  Por que a Duda precisa crescer? Por que ela precisa ir a escola? Por que ela estava daquele jeito? O que a faz tão infeliz? E o pior das perguntas é:
POR QUE EU NÃO POSSO MUDAR TUDO ISSO? 
POR QUE SOU INCAPAZ DE AJUDAR ELA?  

  Mais uma vez eu não vou ter respostas para nenhuma das minhas perguntas e mais uma vez eu vou ser OBRIGADA a conviver com a minha impotência.
  O mais frustante de TUDO isso é que ainda tem quem diga que eu sou uma péssima mãe e mesmo que isso me ofenda bastante EU vou continuar fazendo o meu papel. Não vou me importar com a platéia que me assiste na desenvoltura do meu papel principal "ser mãe", EU vou só dar o melhor de mim para meus filhos e a platéia... não tem como agradar a todos que me assistem e por isso vou dar um grande e valioso conselho aos me apedrejam, mudem de peça porque nesta aqui não aceitamos juízes, as poltronas estão disponíveis apenas para quem esta afim de observar e tirar algum proveito da nossa história.
  Só para lembrar, JULGADORES não são bem vindos por aqui!!!
  
  Eu já ia me esquecendo de contar que teve uma coisa que aconteceu enquanto eu observava a Eduarda da porta. Um dos amiguinhos dela me reconheceu e a avisou que eu eu estava lá e na mesma hora a minha filha levantou a cabeça da mesa e começou a sorrir pra mim. Ela começou a dizer para os amigos que ali estava a sua mãe e ficou sorrindo pra mim.
  O melhor de ter passado por tudo isso foi perceber que EU sou um porto seguro pra ela, que não importava o que a incomodava naquele momento se a mamãe estivesse por perto. E então posso garantir que eu estou MUITO feliz por ser reconhecida por minha filha como um porto seguro.


Teresa Cristina 
13/02/12 às 14:28hs

obs.: Aos meus espectadores OBRIGADA por mais uma vez deixar eu desabafar com vocês. 


   

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dois Mil e Doze... caramba... O que esperar dele?

  Eu andei um pouco distante do blog, do livro e de muitas coisas mais... nem eu mesma entendi o porque de ter me distanciado das coisas que me fazem MUITO bem. Mas hoje posso garantir que esse tempo foi mais do que necessário, eu precisava colocar as minhas idéias no lugar, organizar as minhas vontades, enumerar os meus sonhos que se perderam com o tempo. Que se perderam MESMO a ponto de não saber mais quais eram eles. 
  A vida é cansativa quando deixamos ela atropelar TUDO, mas nem sempre conseguimos governar os nossos próprios passos e aí deixamos a vida literalmente nos levar. E de repente nos damos conta de que não vivemos mais e SIM sobrevivemos aos fatos impostos pela vida... e ai inevitavelmente você se encontra perdida, assim como eu e tantos outros seres humanos e seres desumanos. 
  Embora as idéias e sonhos já estejam mais em ordem na minha cacholeta eu espero que 2012 seja o ano decisivo da minha vida, o ano que mudará a nossa história e quem sabe que facilitará o nosso trajeto. 
  Ae galera... que venha 2012, recheado de coisas boas para todos nós.