quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eduarda mais uma vez em pauta

  É comum a Eduarda ser pauta de reunião... eu não sei dizer quantas vezes ao ano isso acontece na escola e eis que hoje teve mais uma dita.
  Eu estava ansiosa por esta reunião e muito mais do que isso, eu estava armada e também estava com a defesa mais do que prepara. Estava pronta para atirar e receber tiros, quanta maluquice... Teresa isto é uma reunião e não uma guerra... hellow Planeta Terra chamando, né? rsrsrs
  Pois é, era só uma reunião, era só mais uma reunião. Acontece que TUDO que envolve a Eduarda não dá pra encarar como "só mais uma reunião", tudo que envolve a Eduarda é muito mais complexo, é muito mais decisivo, é muito mais doloroso e qualquer decisão tomada é um risco. Um risco que devemos tentar não correr, porque pode ser fatal. Pode colocar por água abaixo TUDO o que fizemos até agora. Então eu acho que dá pra entender o porque de SEMPRE andar armada, não?
  A reunião teria a participação da Gestora(escola), da Professora(escola), da Professora Manu(particular) e da Mamãe Lunática, Maluca, Doida que pensou que isso seria uma guerra. 
  Quando fui buscar a Tia Manu percebi que a mesma estava ofegante, ansiosa e PREPARADA. Ela estava com uma folha cheia de informações sobre a minha filha e eu pensei "Eba, acertei em cheio... arrumei mais uma guerrilheira para ir comigo pra guerra". É, agora que eu me garanto nessa! De quebra também levei meu primo bombadinho para qualquer eventualidade... rsrsrs
  Chegamos na escola e entramos na sala de reunião nós cinco. Todos se sentam e eis que professoras e gestora abrem seus papéis recheados de informações... ahhh mais eu não iria deixar por menos, tirei da minha bolsa um papel escrito Backyardigans, Galinha Pintadinha, Os Três Porquinhos...kkkkkk Aff pior é que é verdade, antes fosse uma piada...kkkkkkk (rolando de rir...sozinha)
  Não gentemmmm, o papel era o Roteiro Mensal da Eduarda e tinham outras anotações para a reunião além dos desenhos animados... rsrsrs Isso é verdade também, viu?!! E eis que começa a reunião com uma pergunta básica da professora. 

"Mãe, eu gostaria de saber quais são as suas expectativas este ano em relação a Eduarda?"

  E eis que a mãe destemida e desprovida de sanidade mental responde...

Espectativas? Nenhuma! 

  Logo todos se olham e eu continuo...

"Veja bem professora, o que a Eduarda ganhar é lucro. Eu sou uma pessoa MUITO realista, vivo de realidade da Eduarda e valorizo a dia a dia e não o futuro. E foi exatamente por isso que eu fiz questão que a Eduarda fosse para o ano seguinte junto com os demais, para que ela pudesse perceber que a vida segue, que o mundo gira e que nada nunca vai parar pra ela acompanhar. A Eduarda precisa aprender que o crescimento é inevitável, que o mundo infantil acabou e que ela precisa aprender a viver.
Agora se a Eduarda vai ou não conseguir escrever o nome dela sozinha, se ela vai ou não para o ano seguinte... isso não tem lá tanta importância pra mim. Eu só quero que ela saiba viver, eu só quero deixar ela crescer e pra isso eu só preciso viver e deixar viver o hoje."

  Todos se olham novamente e sabe lá Deus o que se passa na cabeça de cada um que escutou o que eu disse. 
  
  Preciso que as pessoas entendam que a qualidade de vida é MUITO melhor do que qualquer outra coisa e que eu não posso e não vou criar expectativas em relação a Eduarda. Porque pode ser que ela supere todas as minhas expectativa, mas também pode ser que ela fracasse em todas elas. E aí eu pergunto "Como fica a minha cabeça depois disso?", "Como eu posso ajudar ela a superar a frustração de não conseguir, se eu também vou estar frustrada?".
  Ta vendo como não sou tão insana? 

  Não é fácil ser fria e calculista, mas é preciso para poder segurar a barra. 

  E por fim, todos puderam expor a sua opinião e dar a sua sugestão para que a Eduarda evolua. Eu posso afirmar que foi uma conversa muito amigável, muito produtiva e eu estou MUITO satisfeita com a dedicação de todos.
  Hoje vou dormir melhor e mais tranquila em saber que estamos lutando por uma inclusão justa.

  Obrigada escola, gestora e professoras.






 

 

 

 



























 
 

4 comentários:

  1. A VIDA , É VIVIDA UM DIA DE CADA VEZ , ENTÃO APRENDA A VIVER UM DIA POR VEZ, E VIVA A VIDA ,QUE CADA DIA TEM SUA VIDA ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras de SEMPRE meu amigo Olavo...saibas que estimo muito a nossa amizade, viu?
      Bjinhos

      Excluir
  2. Isso mesmo Tê!!! Viva o hoje, o agora, pois o futuro a Deus pertence e não sabemos se vamos estar vivos amanhã para desfruta-lo. Claro que é ótimo fazer planos para o futuro mas em relação a nossa princesa sabemos que temos que vibrar a cada conquista dela no dia a dia. O mais importante você está fazendo, que é lutar para que ela não seja privada de nada, seja na educação, diversão ou no dia a dia.Parabéns!!!! Você sabe o quanto te admiro por essa garra, essa vontade de lutar sempre... AMO VOCÊS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Patty... Amo vcs tb... sua família é parte de mim, é parte de nós... SZ

    ResponderExcluir